Como funciona a embreagem de um carro automático ou automatizado.

Ao contrário da caixa manual, a transmissão automática é dotada de um sistema hidráulico, com conversor de torque e engrenagens planetárias que promovem a troca de marchas sem interromper o envio de potência e torque do motor. O conversor de torque é o responsável por transferir a força do motor para a transmissão. As engrenagens planetárias têm tamanhos diferentes e…

Ver Mais

A importância da correia dentada.

A correia dentada também chamada de correia de distribuição, além de não dar sinais evidentes de desgaste ou pistas de que algo está mal, ela mantêm ocultas na sua parte interna, composta por pequenos dentes de borracha, as mazelas que resultam da fricção constante pelo movimento de tração. As formas de verificação da correia são através do acompanhamento da quilometragem…

Ver Mais

O que pode ser quando sai fumaça branca do escapamento.

Quando está saindo fumaça branca do escapamento pode ser que o líquido de resfriamento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão, junto com a gasolina. Esse problema ocorre quando alguma junta do motor apresenta com algum dano, inclusive estando queimada ou corrompida. Outra forma de identificar se a causa da fumaça branca saindo do escapamento é realmente essa,…

Ver Mais

O funcionamento da embreagem do carro.

Uma das funções da embreagem é a saída do veículo. Transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas. Além disso, ela é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de câmbio e demais componentes do sistema de transmissão e filtrar as vibrações geradas pelo motor. Vejamos quais itens a compõe: Rolamento: Esse item…

Ver Mais

4 Maneiras de identificar problemas no motor do carro.

Um motor pode apresentar ruídos incômodos que indicam que algo não está funcionando como deveria. Motores com baixos níveis de lubrificantes certamente darão problema em algum momento. Se estiverem muito baixo, você terá certeza de que as peças estão sofrendo atrito, e com isso, muito desgastes. Os símbolos e luzes do painel são indicativos básicos que te ajudam a conferir…

Ver Mais

Qual a diferença entre o óleo mineral, semissintético e óleo sintético?

O lubrificante é composto por óleos básicos e aditivos, sua função no motor é lubrificar, evitar o contato entre as superfícies metálicas, proteger o motor e refrigerar,independentemente de ser mineral ou sintético. A diferença está no processo de obtenção dos óleos básicos, que será determinante para classificá-lo como de base mineral ou de base sintética. Os óleos básicos minerais são…

Ver Mais

Mitos e verdades sobre a troca de óleo.

1- O óleo deve ser trocado a cada 5000 KM percorridos? Mito – verifique o modelo, ano e o tipo de seu veículo. no geral a troca é indicada a cada 10.000 KM, mas isso pode variar. Avalie numa troca de óleo com profissionais especializados. 2- O óleo lubrificante recomendado pela montadora do veículo é sempre a melhor opção? Verdade…

Ver Mais

Quais são os componentes do sistema de lubrificação?

O Sistema de lubrificação existe com o intuito de garantir que todas as peças móveis funcionem perfeitamente, casos algumas dessas peças tenha contato umas com as outras, elas podem gerar um grande desgaste e superaquecimento, prejudicando assim o veículo. Para a circulação do óleo, o sistema precisa de alguns componentes. Cada qual com a sua devida função. Uns controlam a…

Ver Mais

Você conhece os principais componentes do motor do seu carro?

Alternador: Sem alternadores a bateria não recarrega. Responsáveis por alimentar pontos elétricos com sua corrente, no momento que o veículo está em funcionamento. Alternadores trabalham apenas quando motoristas acionam partidas, depois ficam imperantes. Anéis de segmento: Presentes no lado exterior (pistão) e interior (cilindro). trabalham para ajudar na mistura entre combustível e ar, fazendo com que não vaze nada ao…

Ver Mais

O que é retífica de motor.

Retífica de motor é um processo de manutenção do motor para reparar pequenos danos causado pelo desgaste natural de sua utilização prolongando sua vida útil. O nome é também utilizado para designar as empresas ou oficinas que fazem esse tipo de serviço. Retificar um motor, significa remontar o motor para estabelecer as condições operacionais e especificidade definida pelo fabricante que…

Ver Mais