Descubra diferenças entre rodas de ferro e de liga leve.

As rodas de ferro ou rodas de liga leve são um opcional das montadoras, no caso do carro ser zero quilômetro. Você sabe qual é o melhor? Qual é o mais resistente? Existe diferença em relação ao desempenho do veículo?

Segundo especialistas a diferença é mesmo na estética e no preço. As rodas de liga leve geralmente são mais bonitas e mais caras do que as de ferro. Ambas são projetadas para aguentar a rodagem e os solavancos de estradas ruins. As rodas de ferro são mais pesadas, mas essa de peso quase não interfere no desempenho dos veículos, especialmente nos mais populares.

No caso de segurança ou desempenho tanto a roda de ferro como a de liga pouco mudará, você pode pautar pela estética e pelo valor (desde que sejam produtos certificados).

As rodas de ferro ou aço são mais resistentes para fortes pancadas. Além de mais fortes contra quebras, em caso de amasso, a recuperação é simples. O aspecto da roda de ferro, porém, costuma ser sempre o mesmo, pois o material usado não permite muita moldagem. Os modelos desse tipo, encontrados no mercado, costumam usar calotas por cima para mudar a aparência.

Já as rodas de liga leve, por usarem compostos fáceis de moldar como alumínio, titânio ou outro metal leve, são geralmente mais bonitas e leves. Elas tem uma variedade enorme de tamanhos e cores e com isso, a preferência do consumidor. Essa facilidade de moldar também tem seu lado negativo. Por ser de um material mais leve, está mais sujeito a quebrar em fortes pancadas. Dificilmente uma roda de liga leve amassa, normalmente ela quebra, impossibilitando  o uso. O conserto desse tipo de material está disponível, mas as montadoras não recomendam por motivo de segurança.

É importante observar o tamanho do aro indicado pela montadora. Em alguns modelos há indicação para rodar com mais de um tamanho de roda. Isso é fundamental. Se um veículo receber rodas de um diâmetro não recomendado pelas fábricas, ele pode ter problemas na suspensão e maior desgaste nos pneus.

 

Informação Terra.

Add Comentário