Quais as causas de infiltração de água no carro?

A infiltração de água ocorre  se a peça estiver fora do lugar ou até mesmo mal conservada. Um dos fatores mais comum é o desgastes das borrachas que vedam as portas ou teto solar. Também pode acontecer de uma peça interna de acabamento plástico interferir na guarnição que veda a porta. Nesses casos, os veículos mais antigos têm maior risco, devido ao desgaste natural.

Teto solar: O teto solar fica posicionado dentro de uma caixa que possui quatro saídas de água. Esses drenos são pequenos canos posicionados em cada canto do teto Com o tempo, os canos vão acumulando sujeiras e acabam entupindo. Assim, durante uma chuva, a água transborda do teto para o interior do veículo e para o porta-malas, já que os drenos escoam pela parte traseira do carro. O teto solar necessita de limpeza e manutenção preventiva.

Borrachas: Um dos fatores mais comum é o desgaste das borrachas que vedam as portas ou teto-solar. Também pode acontecer de uma peça interna de acabamento plástico interferir na guarnição que veda a porta. Nesses casos, os veículos mais antigos tem maior risco devido ao desgaste natural.

Ar Condicionado: Também requer atenção e cuidado constante. A caixa do ventilador também possui drenos para o escoamento de água, onde facilmente entram folhas de árvores e poeira. Com essas saídas entupidas, a água transborda para dentro do carro. apesar do problema, o sistema não sofre danos com a infiltração.

Portas: Segundo o coordenador técnico do CESVI, a água pode entrar através das portas do veículo ao passar pelo orifício do alto falante. Isso acontece porque o interior das portas acumula água normalmente, mas existem drenos para liberar o excesso. Com o tempo, esses drenos acabam entupindo com sugeira e poluição e a água transborda para o interior do carro.

Assoalho: No assoalho do veículo possui “plugs” na parte inferior do carro possui furações que são vedadas com borrachas, como nas portas. Se o motorista raspa o assoalho do carro em alguma lombada ou obstáculo, esses “plugs” podem acabar sendo danificados. Caso passe em uma poça d´ água pode penetrar a água no interior do carro.

Lanternas: Uma lanterna mal posicionada ou com a borracha de vedação danificada pode causar infiltração no porta-malas.

Para-Brisa: Colocação mal feita do para-brisa ou em carros mais antigos que utilizam borracha de guarnição ao redor do vidro podem sofrer infiltração de água.

Add Comentário